terça-feira, 15 de julho de 2014

EQUILÍBRIO E HARMONIA - MASSAGEM RELAXANTE E TERAPÊUTICA: PORQUE FAZER?

MASSAGEM RELAXANTE E TERAPÊUTICA 

Apostila do IBRATE

Hoje em dia, a procura por massagem cresceu muito, principalmente entre os homens. Venceram o constrangimento e se entregam aos benefícios que uma massagem pode trazer ao corpo e mente. Não é mais visto como luxo, mas sim necessário. Os médicos muitas vezes indicam aos seus pacientes mais estressados.
A massagem além de ser prazeroso e terapêutico, ela atua no sistema nervoso e auxilia na circulação do retorno linfático.
São manipulações feitas através das mãos, nos tecidos moles do corpo. Também produzindo efeito no sistema muscular e respiratório.
BENEFÍCIOS DE QUALQUER TIPO DE MASSAGEM:
  • Uma boa massagem faz muito mais que só relaxar os músculos;
  • Devido ao atrito no tecido epitelial, ocorre uma esfoliação, desobstruindo os orifícios das glândulas sebáceas, sudoríparas e folículos pilosos;
  • Aumento da circulação;
  • Os músculos melhoram seu estado de nutrição, flexibilidade e vitalidade;
  • Estimula o S.N.C (Cérebro);
  • Proporciona sensação geral de bem estar;
  • Acelera a eliminação do bolo fecal;
  • Aumento de excreção de toxinas;
  • Calmante, destoxicante e estimulante;
  • Aumenta auto-estima;
  • Aumento da capacidade perceptiva;
  • Ação preventiva;
  • Fortalece e regula órgãos;
  • Trata diversos distúrbios como: Dor de cabeça, dores musculares, problemas digestórios, estresse físico, emocional e mental. Falta de energia, cansaço, insônia, etc.
CONTRA - INDICAÇÕES PARA TODOS OS TIPOS DE MASSAGEM:
  • Trombose;
  • Tromboflebite;
  • Marcapasso;
  • Patologias do sistema neurológico;
  • Diarréia;
  • Febre;
  • Câncer;
  • Queimaduras;
  • Pós cirúrgico.
CONTRA - INDICAÇÕES RELATIVAS ( FAZER COM MENOR PRESSÃO):
  • Artrose;
  • Artrite Reumatóide;
  • Gota;
  • Fibriomalgia;
  • Osteoporose;
  • Torcicolo;
  • Varizes e varicoses;
  • Hipertensão(não faz nas pernas);
  • Labirintite.
Conheça alguns tipos de massagem, e fique conhecendo um pouco mais sobre as técnicas, qual mais se adapta para o que você precisa.
MASSAGEM RELAXANTE CLÁSSICA:
É usado um óleo vegetal. Pode ser de semente uva ou coco. Para deslizar na pele com manobras superficiais e mais profundas. Com técnicas desenvolvidas para relaxar a musculatura. Diminui tensões e dores. Além de ser drenante, equilibra o físico, emocional e mental.
Por causa do atrito com as mãos é feito uma leve esfoliação na pele. Portanto, também é rejuvenescedora.

SHIATSU (MASSAGEM ORIENTAL):
Arte terapêutica de pressão com as mãos. É um tipo de massagem que se utiliza além de pressões, alongamentos, percussões, fricções e amassamentos. Usando as mãos, dedos, cotovelos, pés. Podendo ser feito na maca ou no chão. O Shiatsu é uma técnica que vem do Japão, mas que segue a medicina chinesa. Não é utilizado óleo durante a massagem e trabalha com os pontos vitais, energéticos do corpo. Indicado para stress, dores musculares, prevenção de patologias. Fortalece e regula o funcionamento dos órgãos.


REFLEXOLOGIA PODAL:
É uma técnica terapêutica. Estudo da área reflexa, ativando os pontos energéticos, induzindo ao estado de equilíbrio. Todos nossos órgãos, inclusive o cérebro estão ligados a canais de energia ativados em pontos do nossos pés. Quando nossos pés estão cansados, é assim que está nossa mente e corpo. Além de reduz tensão e relaxar, melhora a circulação e o Sistema Nervoso.

AYURVÉDICA (MASSAGEM INDIANA):
Ayurveda é a ciência da vida. Uma técnica milenar na Índia. Que trabalha com os Doshas (constituição da pessoa) e Chakras (pontos de energia). Costumamos dizer que é uma massagem completa. Uma combinação de alongamentos de yoga para a mobilidade de articulações e liberação de tensões dos músculos. Além dos óleos usados, que facilita a drenagem e hidratação da pele, liberando toxinas e melhorando a circulação. Também é utilizado um pó (gengibre, coco de Babaçu, etc) e com atrito na pele é feito uma esfoliação não muito abrasiva. Além do profundo relaxamento físico e mental, desintoxica o organismo, desfaz bloqueios emocionais, fortalece o sistema imunológico, aumento da flexibilidade, rejuvenescimento, analgésico, harmoniza o sistema nervoso. Pode ser feita na maca, mas preferencialmente no chão.


MASSAGEM À 4 MÃOS:
Uma terapia alternativa e um relaxamento em dobro. Onde duas terapeutas ao mesmo tempo fazem a massagem. Com movimentos sincronizados e mesma pressão. Estimula a circulação, retira toxinas do corpo e relaxa profundamente.


TUINÁ:
É um recurso terapêutico de origem chinesa que segue os fundamentos da medicina tradicional chinesa. Consiste em um conjunto de técnicas manuais, onde o terapeuta usa os dedos, mãos, punho, cotovelo, joelhos e antebraço nos pontos de acupuntura e nos canais de energia. Existem muitos alongamentos. É especialmente satisfatório para pacientes infantis e idosos. Exerce efeito no Sistema Nervoso Central, aumenta a imunidade. Não só trata uma doença, como protege a saúde e desenvolve o corpo.


TAI MASSAGEM:
É uma das antigas artes de cura da medicina tradicional tailandesa. É um sistema muito complexo de pressões suaves sobre os tecidos, alongamentos, torções e manipulação das articulações. Ajuda a eliminar o estresse, estimula o fluxo de sangue, alivia dores, melhora a postura, a flexibilidade geral das articulações.


MASSAGEM INFANTIL (SHANTALA):
Uma técnica Indiana, para crianças. O contato e o carinho transmitido por cada mãe, tem um significado enorme para as crianças. Ajuda no desenvolvimento dela.


QUICK MASSAGE:
Uma massagem sentada e teve origem na medicina chinesa. São associadas técnicas de shiatsu, Tui-ná e Tailandesa. É utilizada por baixo custo, curta duração e fácil aplicação. Muito utilizada em empresas, aereoportos, shoppings, locais públicos em geral. Não é para tratamento, é profilático. Indicada para stress, dores musculares, pressão alta, cansaço fisico e mental. Não tem a mesma finalidade de relaxamento profundo que uma massagem tradicional. Relaxa, mas não ao ponto do cliente dormir.

6 ATITUDES PARA SE PROTEGER DAS ENERGIAS NEGATIVAS

Para se proteger das energias negativas




Todos nós sabemos, as energias negativas são uma das preocupações
do ser humano. Procurar fugir delas é complicado. Elas nos
alcançam em qualquer lugar do planeta. Mas, podemos nos defender,
começando a tomar uma série de atitudes e providências.
Abaixo, seguem seis dicas pessoais para começar a combatê-las
.

1. NÃO TEMER NINGUÉM

Uma das armas mais eficazes na subjugação de um ser é impingir-lhe o medo. Sentimento capaz de uma profunda perturbação
interior, vindo até a provocar verdadeiros rombos na aura, deixando o indivíduo vulnerável a todos os ataques.
Temer alguém
significa colocar-se em posição inferior, temer significa não acreditar em si mesmo e em seus potenciais, temer significa falta de
fé. O medo faz com que baixemos o nosso campo vibracional, tornando-nos assim vulneráveis às forças externas.
Sentir medo de alguém é dar um atestado de que ele é mais forte e poderoso. Quanto mais você der força ao opressor, mais ele se fortalecerá.


2. NÃO SINTA CULPA

Assim como o medo, a culpa é um dos piores estados de espírito que existem. Ela altera nosso campo vibracional, deixando nossa aura (campo de força) vulnerável ao agressor.
A culpa enfraquece
nosso sistema imunológico e fecha os caminhos para a prosperidade. Um dos maiores recursos utilizados pelos invejosos é fazer com que nos sintamos culpados pelas nossas conquistas. Não faça o jogo deles e saiba que o seu sucesso é merecido. Sustente as suas vitórias sempre!


3. ADOTE UMA POSTURA ATIVA

Nem sempre adoptar uma postura defensiva é o melhor negócio. Enfrente a situação. Lembre-se sempre do exemplo do cachorro: quem tem medo do animal e sai correndo, fatalmente será perseguido e mordido. Já quem mantém a calma e contorna a situação pode sair ileso.

Ao invés de pensar que alguém pode influenciá-lo negativamente, por que não se adiantar e influenciá-lo beneficamente? Ou será que o mal dele é mais forte que o seu bem?
Por que será que nós sempre nos colocamos numa atitude passiva de vítimas? Antes que o outro o alcance com sua maldade, atinja-o antecipadamente com muita luz e pensamentos de paz, compaixão e amor.


4. FIQUE SEMPRE DO SEU LADO;

A maior causa dos problemas de relacionamentos humanos é a "Auto-Obsessão". A influência negativa de uma pessoa sobre outra sempre existirá enquanto houver uma ideia de dominação, de desigualdade humana, enquanto um se achar mais e outro menos, enquanto nossas relações não forem pautadas pelo respeito mútuo.

Mas grande parte dos problemas existe porque não nos relacionamos bem com nós mesmos. 'Auto-Obsessão' significa não se gostar, não se apoiar, se auto boicotar, se desvalorizar, não satisfazer suas necessidades pessoais e dar força ao outro, permitindo que ele influencie sua vida, achar que os outros merecem mais do que nós.
Auto - obsequiar-se é não ouvir a voz da nossa alma, é dar mais valor à opinião dos outros. Os que enveredam por esse caminho acabam perdendo a sua força pessoal e abrem as portas para toda as pessoas dominadoras e energias de baixo nível. A força interior é nossa maior defesa.


5. SUBA PARA POSIÇÕES ELEVADAS;

As flechas não alcançam o céu. Coloque-se sempre em posições elevadas com bons pensamentos, palavras, acções e sentimentos nobres e maduros.
Uma atmosfera de pensamentos e sentimentos de alto nível faz com que as energias do mal, que têm pequeno alcance, não o atinjam. Essa é a melhor forma de criar 'incompatibilidade' com as forças do mal e energias incompatíveis não se misturam.


6. FECHE-SE ÀS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS.

As vias de acesso pelas quais as influências negativas podem entrar em nosso campo são as portas que levam à nossa alma, ou seja, a 'mente' e o 'coração'. Além de manter o coração e mente sempre resguardados das energias dos maus pensamentos e sentimentos negativos, fuja das conversas negativas, maldosas e depressivas.

Evite lugares densos e de baixo nível. Quando não puder ajudar, afaste-se de pessoas que não lhe acrescentam nada e só o puxam para o lado negativo da vida. O mesmo vale para as leituras, programas de televisão, filmes, músicas e passatempos de baixo nível.
Se é Reikiano use e abuse com (respeito) de todos os simbolos de protecção que tiver acesso, faça-os em sua casa, trabalho, carro em fim use e sinta, essa força em si.
http://holisticocromocaio.blogspot.pt/2013/04/6-atitudes-para-se-proteger-das.html