Estamos chegando em Rosh Hashaná e o costume é desejar aos outros "LeShaná Tová Ticatevu VeTichatemu" (que você seja seja inscrito e selado para ter um ano bom).
No entanto, fora do meio cabalístico, os votos normais quando se chega um ano novo é "que você tenha um feliz ano novo".
Assim, a Cabalá deseja um ano bom, e a cultura popular deseja um ano feliz. Qual é a diferença? O que significa um ano bom?
A explicação que darei é baseada no que ouvi do Rabino-Chefe de Israel, Ioná Metsger, e no Rabi Benjamin da Yeshiva University.
Segundo vários pesquisadores, uma vida significativa é, em muitos casos, também uma vida feliz, mas ambas as coisas são diferentes. Ter uma vida feliz, dizem os psicólogos, tem a ver com ser um "recebedor", enquanto ter uma vida significativa tem mais a ver com ser um "doador". Pessoas felizes se alegram por estarem recebendo alguma coisa, enquanto pessoas que consideram suas vidas significativas se alegram por sentirem que estão dando algo aos outros. Para falar de maneira simples, o significado transcende o eu, enquanto a felicidade nada mais é do que dar ao eu o que ele deseja.
Muito antes desses estudos, a Cabalá já falava disso. Ser feliz é bom, mas ser bom é melhor. A palavra "bom" é particularmente importante na Torá. A primeira vez que ela aparece é na série de versículos em que D'us, depois de cada dia da criação, analisa Suas obras e conclui que elas eram "boas". Ao terminar todo trabalho da criação, D'us viu que tudo que ele tinha feito era "muito bom". A palavra "bom" indica que cada parte da criação estava conforme o propósito divino: tudo era bom porque estava do jeito que devia estar.
Esses são os votos que fazemos no ano novo e que se aplicam à nossa vida. Para a Cabalá, temos uma vida boa quando atingimos nosso propósito; nosso ano é bom quando ele é repleto daquilo que ele precisa ser. Um ano bom, um shaná tová, do ponto de vista espiritual, é muito melhor do que um mero ano feliz. A felicidade vem como consequência de uma vida significativa.
Uma vida de significado é o nosso verdadeiro objetivo. Ao perseguirmos isso, passamos a ter uma vida “boa” e, como consequência, descobrimos a recompensa da verdadeira felicidade.
Com o Ano Novo batendo às nossas portas, gostaria de desejar a você e a sua família "LeShaná Tová Ticatevu VeTichatemu", que você seja seja inscrito e selado para ter um ano bom!
Tudo de bom!