sábado, 30 de agosto de 2014



GERONTOFOBIA: MAL QUE ATACA A PARTIR DOS 50 ANOS.

Quando o "parabéns a você" celebra mais um ano de vida, para muitos, o presente de aniversário pode ser a angústia do medo de envelhecer.

Dentro de dez anos, metade da população da França terá mais de 50 anos. Por esta razão, o termo antiage está sumindo dos rótulos dos cremes e dando lugar a termos como renovador ou alta exigência e ainda veremos homens e mulheres com mais de 50 estampados nos anúncios de beleza.

No Brasil, não é diferente: em 2050, o número de brasileiros com mais de 60 anos totalizará 70 milhões. Muitos terão orgulho da idade. Mas outros, ainda continuarão procurando a fonte da juventude.

O que no envelhecimento nos faz arrepiar? É porque nos lembra que somos mortais? Ou é a consciência de que podemos adoecer? O próprio envelhecimento é novidade para todos. Estar com 60 anos, há bem pouco tempo, era o passaporte para a velhice. Hoje não.

Segundo a psicoterapeuta Maura de Albanesi, "as pessoas atualmente não só controlam a alimentação para ter uma vida saudável, mas não há restrições em tudo na vida, seja em comportamento, carreira ou modo de se vestir". Se alguém decidir fazer medicina ou um curso de patinação no gelo, não encontrará barreiras. Se a senhora de 55 anos usar um vestido parecido com a neta de 10 anos, não estará fora. Não existe mais vestimenta de idoso. Os gostos, tanto para a menina de 10 anos quanto para a vovó são os mesmos. Ambas consomem informação na mesma fonte.

RECUSANDO OS MEDOS

Recentemente, há cerca de 20 anos, a sociedade era mais hierárquica. Quando os filhos estavam criados, a mulher achava que sua tarefa estava cumprida, mesmo que ela estivesse saudável e capaz para contribuir mais para a sociedade. Hoje, as pessoas sabem bem a sua idade, não recusam o passar dos anos; elas simplesmente recusam os medos, estereótipos e caricaturas da terceira idade. Segundo Maura, "se você perguntar a idade delas, elas vão dizer, mas isso não é o fato mais relevante das suas vidas".

As pessoas não sentem a idade chegando, não importa a idade. O fato é que o envelhecimento tende a ser sutil e perdas vêm de mãos dadas com as pequenas novas recompensas. "Por exemplo, os primeiros cabelos brancos podem vir acompanhados com uma promoção e a equação de perdas e ganhos acaba por trazer uma grata surpresa. Sempre esperamos um marco que aponta o início da velhice, mas nem sempre é assim."

Com o passar dos anos, vamos deixando para trás a turbulência da juventude, que dá lugar para a sabedoria. "Conhecemos muito mais sobre o mundo e sobre nós mesmos também. De modo geral, as pessoas conscientes ficam com uma sensação de bem estar", comenta Maura. Mas adaptáveis e flexíveis, temos uma grande consciência de nossa resiliência. Até a grande vilã do século, a depressão, tende a desaparecer entre homens e mulheres após os 50 anos, o que ajuda até nos relacionamentos. Com um pouco menos de paixão e muito mais abertura, asrelações nas idades avançadas tendem a ser mais importantes.

OK, é legal estar satisfeita com os anos que estão passando, mas não custa nada ajudar a natureza com os recursos disponíveis pela tecnologia e medicina da beleza e tentar diminuir a devastação do tempo. "Tingir os cabelos, tomar injeções de colágeno e se sentir bem e bonita não tem nada a ver com recusar a idade; tem a ver com se sentir bem consigo mesma", alerta Maura. Mas às vezes o autoaperfeiçoamento pode ir longe demais, quando a pessoa dá mais valor à aparência em detrimento de características da personalidade, numa inversão de autoestima de fora para dentro.

"Com uma aparência muito menos jovem, nos amaremos muito mais, porque os pensamentos negativos tendem a diminuir e a vida ficará infinitamente mais simples", relembra Maura. Hoje, a riqueza da multifacetada experiência do envelhecimento foi patologicamente estigmatizada e reduzida à tristeza em parecer velho. Mas não precisa ser desta forma.

ANSIEDADE DO ENVELHECIMENTO

O medo de envelhecer não é um fenômeno recente. Métodos de "rejuvenescimento" já foram eternizados por Cleópatra, e também a ideia da Fonte da Juventude foi muito popularizada. O que tudo isso difere dos dias de hoje é o quão cedo a ansiedade do envelhecimento se instala.

A indústria cosmética e seu marketing é que tem desempenhado seu papel, pois os públicos, neste mercado, são segmentados por faixa etária, com produtos para a pele madura e para a pele de adolescentes ao mesmo tempo, ambos com antioxidantes. "Todos vivemos mais, com vidas mais saudáveis do que a geração passada, mas, curiosamente, sofrendo por envelhecer, o que significa que sofreremos ainda por mais tempo", comenta Maura.

Nós sabemos, por experiência própria, que não somos tão invariavelmente felizes, dinâmicos e belos quando somos jovens. Então por que acreditamos que estes atributos são imediatamente revertidos quando passamos dos 40 ou 50? A gerontofobia, ou o pavor de envelhecer, atesta que, a partir dos 60 (ou 40, 50, depende da sua ansiedade), nós nos tornamos nada além da idade que temos, com todas as características e história pessoal apagada. Quem não teria medo? "Esta maneira de pensar diz respeito ao envelhecimento e a morte como uma afronta pessoal, uma ferida narcísica.

 Envelhecer não é algo que acontece na segunda metade da vida. Nós envelhecemos a partir do momento em que nescemos.", atesta Maura. Neste sentido, envelhecer é uma nova palavra para viver e buscar o  entienvelhecimento. Como bem disse a poetisa May Sarton, sobre se é bom envelhecer, "sou mais eu mesma do que nunca fui".

"Encarar" o processo de envelhecimento, em vez de combatê-lo é mais fácil para valorizar a nós mesmos mais velhos, e vivenciar - individualmente e em conjunto - uma noção do ciclo de vida. Sem cair para trás em mantras ou slogans simplistas de manual do pensamento positivo, " nunca houve um melhor momento para envelhecer, para desafiar a narrativa do declínio e para comemorar a longevidade cada vez mais", comemora Maura.

Fonte: Maura de Albanesi,  Psicoterapeuta, Pós-Graduada em Psicoterapia Corporal, Terapia de Vivências Passadas (TVP), Terapia Artística e Psicoterapia Transpessoal, além de possuir Mestrado em Psicologia e Religião pela PUC. www.nucleorenascimento.org.br
 

terça-feira, 26 de agosto de 2014

O Despertar da Consciência Para Uma Vida Mais Saudável

Nós estamos despertando de um profundo sono, que acreditávamos ser o conforto de uma vida sem problemas, sem doenças, sem sofrimentos, sem carências, tudo sob controle de órgãos e instituições que nos ofereceram esse modelo esdrúxulo de sociedade, que vende saúde, vende felicidade, vende tudo pronto para ser consumido. Acreditamos que bastava assinar o sistema e estaríamos sendo supridos de todas as nossas necessidades mais importantes para uma vida feliz. E nós é que estamos nos autoconsumindo.
Nós estamos despertando para uma nova realidade, e estamos nos dando conta de que somos nós os criadores de todas as realidades, e que ninguém mais pode nos proporcionar saúde, abundância e felicidade, se não buscarmos esses estados, em nosso próprio interior.
Saúde é o estado natural do corpo e da alma vivendo em plena harmonia; vem do equilíbrio que mantemos entre aquilo que desejamos e aquilo que nos é lícito fazer.
Uma nova maneira de viver, dentro de um novo paradigma, que nada de novo tem. É paradoxal, mas tudo o que pensamos estar aprendendo estamos só reaprendendo, pois são conceitos muito antigos. O conceito de saúde integral já existia no antigo Egito. Ptah Otep, o primeiro organizador de um sistema de medicina que se tem conhecimento, por volta de dois mil anos antes de Cristo já ensinava que, “não se trata de curar o espírito através do corpo, mas de curar o corpo através do espírito”. Os Essênios na época de Jesus também praticavam uma medicina terapêutica preventiva baseada na manutenção da harmonia psicossomática. Eles curavam aqueles que já estavam doentes, mas os preveniam também de se manterem saudáveis através de práticas terapêuticas preventivas, de alimentação equilibrada e da harmonia mental e emocional. Hoje nós sabemos, por várias vias, que tudo isso funciona.
Por muito tempo nós acreditamos em um sistema de medicina que, por um lado está muito avançado em termos de tecnologias, para salvar a vida morte daqueles que se acidentam ou contraem doenças crônicas, com ambulatórios, salas de cirurgia e laboratórios sofisticados, mas que, por outro lado ainda está muito atrasado em termos de conceitos e manutenção da saúde, porque se sustenta no estreito e limitado paradigma materialista que não considera os outros aspectos da realidade humana, e trata a doença não o ser humano. Esse sistema mantém o ser humano vivo, mas não necessariamente saudável. Cada medicamento químico ingerido deixa um rastro de efeitos colaterais, que quase sempre desemboca em outras doenças. A luta dessa medicina alopática contra as bactérias está sendo perdida há anos, mas ela continua matando e as bactérias querendo sobreviver; para sobreviver elas são forçadas a se adaptar criando resistências aos antibióticos. É um paradigma totalmente fora de propósito, totalmente errado, porque não se cura matando. Mas a mudança de consciência está chegando aí também.
A cura vem pelo restabelecimento do equilíbrio psico-orgânico, e a saúde se mantém pelas práticas saudáveis de alimentação, exercícios físicos, pensamentos e emoções.
Hoje nós vemos inúmeros profissionais em todo o mundo trabalhando para recuperar os antigos e verdadeiros conceitos de saúde. Eles estão em toda parte, nas universidades, em seus consultórios; são médicos, terapeutas, acadêmicos ou não, mas todos resgatando as práticas de cura que sempre funcionaram, que eram praticadas por nossos ancestrais e nos foram ensinadas por grandes mestres. Todos dando sua contribuição, cada um dentro de sua área de atuação. Uns ensinando formas saudáveis de alimentação, outros ensinando a cuidar do corpo com exercícios físicos, outros praticando técnicas  como acupuntura, reiki, florais, homeopatia, fitoterapia, xamanismo, medicina ayurvédica, medicina tradicional chinesa e diversas outras; outros cuidando do sistema mental-emocional através de psicoterapias, palestras, artigos e livros publicados. Cada um a seu modo, todos contribuem de alguma maneira para a interação nesse novo paradigma, para resgatar o ser saudável que está em nossa natureza essencial.
Nós somos a consciência que habita o corpo; e o corpo se ajusta aos padrões mentais e emocionais que a consciência escolhe.
A mente é o mecanismo da consciência, e as emoções são excitação de energia que segue os pensamentos; o corpo absorve e ativa, através dos sistemas nervoso e glandular, a bioquímica que afeta cada órgão conforme o padrão das emoções. Se pensarmos em termos de doença, acreditando nela, ela se manifestará no corpo; se pensarmos em termos de saúde, acreditando ser esse o nosso estado natural, o corpo se manterá saudável, pois ele é o resultado do programa executado pela consciência que o habita. O corpo físico é uma formação ideoplástica, isto é, massa de tecidos, órgãos e células que se molda nos padrões da alma através dos pensamentos e das emoções.
Se nossos pensamentos são saudáveis, as emoções seguirão o mesmo padrão e o corpo absorve essas informações moldando-se conforme elas são. Mas se pensarmos que podemos adoecer, as emoções são contaminadas por esses pensamentos e o corpo também se molda a esse padrão mental-emocional.
Mas não basta só pensar bem e cultivar emoções saudáveis, o corpo precisa também ser nutrido, e aí entra como componente importante a qualidade do que ingerimos, bem como a quantidade certa na hora certa que o corpo pede.
O corpo formou-se através de milhares de anos – talvez milhões – e sabe do que precisa para funcionar. Ele adquiriu uma consciência e uma sabedoria próprias, que o mantém funcionando independente de estarmos atentos ou não – respiração, circulação, as funções de cada órgão;  também ele sabe de suas necessidades nutritivas. Basta observar e perguntar ao corpo o que está lhe faltando que ele dá a resposta na hora.
Passe a mão sobre uma maçã, por exemplo, e pergunte se ele precisa dos nutrientes que ela contém; se o corpo estiver necessitando emitirá um sinal através da salivação. Mas se ele não precisa daqueles nutrientes, nada vai acontecer. Então, por que comer a maçã?
O sistema é bastante sofisticado para saber tudo o que precisa ser feito; nós só precisamos aprender a observar essa integração do corpo com a alma.
A alma expressa a consciência da maneira mais ampla através do pensar e do sentir – a mente, os sentimentos e as emoções.
Nós não podemos saber tudo como ser consciente – cabeça, mente e intelecto –, porque estamos entranhados nessa rede de compartimentos complexos e aprisionados pelo corpo. Por isso o corpo tem de saber se virar por si só, até certo ponto. Ele obedece aos comandos programados pela consciência e os executa a seu ritmo e tempo, sem necessidade de interferência.
Ele responde aos comandos da consciência na medida da força e capacidade dessa consciência de estabelecer uma relação de poder sobre a matéria.
A inteligência corporal é instintiva e se submete à inteligência superior, mas se ela não é ativada ele continuará fazendo as coisas do seu jeito, no seu ritmo e tempo, conforme aprendeu até o momento atual. Mas como bom aluno que ele é, continua sempre aprendendo novas maneiras de sobrevivência. 
Luiz Antônio Trevizani – 04/08/2014 

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Moisés e Jesus; A Lei e o Amor



Moisés trouxe a lei ao mundo. Jesus traz o amor. Moisés é necessário, para que Jesus seja possível. A lei é amor imposto; o amor é lei espontânea. A lei é de fora; o amor é de dentro. Lei é externa, amor é interno.
O amor só pode acontecer quando há certa ordem, certa disciplina, certa lei. O amor não pode existir na selva. Moisés civiliza o homem, Jesus espiritualiza o homem. É por isso que Jesus diz repetidas vezes: “Não vim para destruir, mas para cumprir”.
Moisés nos deu os mandamentos, Jesus nos dá uma visão desses mandamentos. Uma pessoa pode seguir os mandamentos em um nível formal, superficial. Pode ser tornar justa, puritana, moralista; no fundo, entretanto, nada muda: tudo permanece o mesmo. A velha escuridão ainda está lá; a velha consciência ainda está lá. Nada mudou, de fato; você apenas pintou a superfície. Agora você está usando uma bonita máscara. Não há nada de errado com isso – se o seu rosto é feio, use uma máscara, pelo menos poupará os outros de vê-lo. Mas a máscara não pode mudar seu rosto feio. Nunca se esqueça, por um único momento, de que a máscara não é o seu rosto. É preciso transformar seu rosto também.
Moisés deu à sociedade uma disciplina muito tosca. Não podia ter feito melhor, não havia como. A consciência humana existia de um modo muito, muito primitivo. Um pouco de civilização era mais do que se poderia esperar. Mas Moisés preparou o caminho, e Jesus é o cumprimento. O que Moisés começou, Jesus completa. Moisés ergueu a fundação, Jesus ergueu o templo inteiro. Aquelas pedras na fundação têm de ser toscas e feias. Só por cima dessas pedras toscas e feias um belo templo de mármore pode ser erguido. Lembre-se sempre disso: Jesus não é contrário a Moisés, mas os judeus o interpretaram erroneamente, porque Moisés fala de lei e Jesus fala de amor.
Para os judeus, particularmente os sacerdotes, os políticos, parecia que a lei seria destruída por Jesus; por isso, zangaram-se. E estavam certos. Em certo sentido, a lei seria destruída, porque uma lei superior estava vindo. A lei inferior teria de ser abandonada para que uma superior entrasse.
A lei depende do medo; a lei depende da ganância; a lei pune o indivíduo. A ideia central da lei é a justiça, mas a justiça não basta, porque é crua e dura, violenta. Só a compaixão pode permitir que seu ser desabroche, para que você alcance o topo. A justiça, não. Ter lei é melhor que não ter; mas, comparada ao amor, a própria lei é sem lei. Ela é relativa, porque depende dos mesmos males contra os quais luta.
Alguém comete um assassinato, e a lei o assassina. Faz a mesma coisa com essa pessoa que ela fez com outra. Não é uma atitude superior, embora seja justa. Mas não é religiosa; não possui espiritualidade. É matemática. Ele matou uma pessoa... a lei o mata. Mas se matar é errado, então como a lei pode estar certa? Se o ato de matar é errado, então a lei também comete erro. Depende do mesmo mal, lembre-se disso.
Quando Jesus começou a falar de amor, as pessoas que seguiam as leis ficaram com muito medo, porque sabiam que, se a lei fosse ignorada, o animal escondido dentro de cada um viria à tona e destruiria toda a sociedade. Todos sabiam que seu rosto era bonito apenas na superfície – no fundo, havia uma grande feiura. E quando Jesus lhes disse: “Tirem as máscaras”, eles ficaram com medo, com raiva. “Esse homem é perigoso; tem de ser punido e destruído antes que destrua toda a sociedade.
Mas eles não entenderam nada. Jesus não estava lhes pedindo que tirassem a máscara. Estava lhes dizendo: “Trouxe a alquimia, para que seu rosto verdadeiro se torne belo. Para que a máscara? Para que esse peso? Para que essa coisa plástica? Posso lhes dar uma lei superior que não requer medo, não requer ganância, não requer imposição externa; ela cresce em seu ser por causa do entendimento, não do medo”. Lembre-se, esta é a diferença: a lei vem do medo, o amor vem do entendimento.
Moisés é necessário, mas também tem de ir embora; ele já fez sua parte: preparou o terreno. Quando Jesus aparecer, o trabalho de Moisés estará cumprido.
Mas os judeus ficaram zangados. É muito difícil as pessoas se desligarem do passado. Moisés tinha se tornado central na mente judaica. Eles achavam que Jesus era contrário a Moisés. E assim tem sido por todas as eras – mau entendimento.
Os hindus achavam, na índia, que Buda era contrário aos Vedas – o mesmo problema, exatamente o mesmo. Buda não é contrário aos Vedas – em certo sentido, sim, mas só em certo sentido. Ele traz algo das profundezas, e quando essas profundezas se tornam acessíveis a você, os Vedas não são mais necessários. Ele parece, enfim, ser contrário – faz os Vedas parecerem inúteis. E esse é todo o processo de Jesus: cumprir Moisés e ao mesmo tempo torná-lo inútil. A nova dispensação chegou.
Jesus era um homem de amor, de imenso amor. Amava esta terra, amava o cheiro da terra.  Amava as árvores, amava as pessoas. Amava as criaturas porque só assim se ama o criador. Se você não elogia o quadro, como pode elogiar o pintor? Se não elogia a poesia, como pode elogiar o poeta?
Jesus é afirmativo, positivo. E ele sabe um fato muito significativo, quase sempre presente em seus dizeres: Deus é uma abstração; você não pode se colocar face a face com Deus. “Deus” é uma abstração, assim como a “humanidade”. Você depara com seres humanos, mas nunca com a humanidade. Você sempre depara com o concreto. Nunca encontrará Deus abstrato, porque ele não tem rosto algum. Ele não tem rosto. Você não poderia reconhecê-lo. Então, onde o encontraria?
Olhe cada olho com que deparar; olhe cada ser com que deparar. Eles são Deus na forma concreta: Deus materializado. Todas as pessoas são encarnações de Deus – as rochas, as pedras, as pessoas, e tudo o mais. Ame as pessoas, ame as árvores, essas estrelas, e através desse amor, você começará a sentir a imensidão de ser. Mas terá de passar pela pequena porta de um ser em particular.
Jesus foi muito mal interpretado. Foi mal interpretado pelos judeus, e ele era o clímax da inteligência deles, aquele a quem esperavam havia eras. E quando vivo, foi rejeitado. E foi mais mal interpretado ainda pelos cristãos. Um grande homem de afirmação foi convertido num homem de negação. Os cristãos reproduzem Jesus como um indivíduo muito triste, de expressão pesarosa, tão amargurado como se estivesse sento torturado. Isso é falso, não se aplica a Jesus! Não pode se aplicar a Jesus! Do contrário, quem mais sorriria, e quem mais amaria, e quem mais celebraria? Jesus é uma celebração do ser, a mais elevada celebração possível.
Osho – Do Livro “A Flauta Nos Lábios de Deus- O Significado Oculto Dos Evangelhos”

domingo, 24 de agosto de 2014

DANÇAS CIRCULARES

Danças Circulares, ou Danças dos Povos. Estes são os nomes que definem um trabalho ímpar, desenvolvido no Brasil desde 1984 e que vem se espalhando com muita força em todos os estados e segmentos deste grande país.
Origem
http://www.dancacircular.com.br/waUpload/bernhard200109032013132136.jpgO movimento intitulado Danças Circulares Sagradas nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien quando, em 1976, visitou a Comunidade de Findhorn, no norte da Escócia e pôde ensinar, pela primeira vez, uma coletânea de Danças Folclóricas para os residentes.
De Findhorn até os dias atuais é notável a expansão das Danças Circulares, que no início da década de 90, chegaram ao Brasil e se espalharam formando rodas em parques, escolas, universidades, hospitais, órgãos públicos, ongs, instituições e empresas dos mais variados segmentos.
É importante lembrar que em todas as tribos e em todas as épocas a Dança Sagrada fez parte dos rituais de suas comunidades. O círculo, símbolo universal, tendo como centro muitas vezes o fogo ou objetos sagrados como talismãs e flores, representava o espaço da comunidade para celebrar rituais de passagem como nascimento, casamento, morte e outros momentos importantes da vida humana.
A Dança Circular Sagrada não é, portanto, uma invenção dos tempos modernos. Pelo contrário, é apenas o resgate de uma prática ancestral muito antiga e profunda, vestida para os tempos atuais.
Passo a Passo
A dinâmica das Danças Circulares Sagradas é simples. Ensina-se o passo, treina-se em roda, depois dança-se a música e aos poucos as pessoas começam a internalizar os movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito.
As danças podem ser simples e de fácil aprendizado, não tendo necessidade de experiência anterior para participar desses círculos. Ou podem ser danças mais sofisticadas, para quem já dança há mais tempo. As músicas escolhidas são de todos os países e as danças podem ser tradicionais, regionais, folclóricas ou contemporâneas.
Experimentar as músicas, os gestos, os ritmos e os passos dos diversos povos, apoiando e sendo apoiado pela roda, faz com que os dançantes entrem quase que imediatamente em um campo novo de aprendizagem, inspirador e desafiador, conectando as pessoas de forma harmoniosa. É também um convite para conhecer, através do ritmo, melodia e movimentos, a expressão de outra cultura, com seus gestos, posturas e história. Naturalmente, o simples ato de dançar junto aproxima fronteiras, estimulando os integrantes da roda a respeitar, aceitar e honrar as diversidades.
Propósito
O principal enfoque na Dança Circular Sagrada não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória e, principalmente, entrar em contato com uma linguagem simbólica, que embora acessível a qualquer um, não é utilizada no dia a dia.
Aplicabilidade
http://www.dancacircular.com.br/waUpload/0300109032013132332.jpgA Dança Circular é cooperativa por natureza. Assim, nos tempos atuais, quando as pessoas estão buscando caminhos para harmonizar as diferenças, este tipo de proposta cai como uma luva por sua simplicidade e profundidade. Em roda, de mãos dadas, olhos nos olhos, o resgate das danças folclóricas traz a ancestralidade à flor da pele e conecta cores, raças, tempos e espaços, acessando outros níveis de consciência e percepção. Esta prática prepara o ser humano para uma nova etapa da humanidade, onde harmonia e paz serão reflexos de atitudes de cooperação e comunhão.
Por todas estas razões, a aplicabilidade das Danças Circulares Sagradas não tem limite. Especialmente no Brasil, ela está sendo vivida nos mais diferentes espaços de convivência: empresas, presídios, escolas, instituições, órgãos públicos, hospitais, abrigos e qualquer lugar que tenha seres humanos precisando de paz, calor humano, amor e compaixão.
É assim mesmo que acontece com quem entra na roda. O caminho para descobrir é simples: entre na roda e viva esse sabor!
www.dancacircular.com.br

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

DOZE PENSAMENTOS E ATITUDES DURANTE OS TEMPOS DE MUDANÇA

1


7 de Agosto de 2014


Houve muitas mudanças nas vidas de muitos de nós, como percebemos os nossos planos de carreira, a vida doméstica ou como interagimos com tudo o que está acontecendo no mundo ao nosso redor.

Compartilho com a esperança de ajudar outros a encontrarem a coragem e a força duranteestes tempos de mudança no Planeta Terra.

Aqui estão doze pensamentos e atitudes que me ajudaram ao longo de alguns momentos muito difíceis de minha vida


ENVIEM AMOR E PENSAMENTOS DE CURA

Peço-lhes que não sintam tristeza ou simpatia por mim quando ouvirem a palavra “sofrimento”. Enviem-me pensamentos de amor e de cura, pois isto é realmente um poderoso presente, cheio da melhor Luz do Criador. Lembrem-se sempre de que quando pensamos em alguém, ou na situação que precisa de cura, o amor pode operar milagres.

VOCÊS SÃO MAIS FORTES DO QUE PENSAM

Há dias em que vocês realmente querem saber por que se encontram aqui. Mas estes são tempos difíceis que promovem grande força de espírito e esta é uma das razões por que vocês escolheram fazer uma jornada terrestre, pois isto permite que o seu espírito evolua. Continuem avançando e esperem que soluções milagrosas aconteçam e assim será.

O PODER DA PRECE E DA MEDITAÇÃO

Usem o poder de sua prece e da meditação, pois isto irá ajudá-los a ver as coisas a partir de uma nova perspectiva e também saberem o que parece não estar esclarecido. Encontrar o equilíbrio durante estes momentos, irá ajudá-los a superar dificuldades passadas. Permaneçam fortes e confiem que há mais está acontecendo, do que os olhos vêem. Estes são os tempos que estiveram esperando e perceba-os como oportunidades para mudar a sua vida.

Afirmação: “Confio que o Universo tem a solução perfeita para todos os conflitos e problemas e, enquanto eu confio que isto é assim, ele atrai soluções milagrosas e resoluções positivas.

OPORTUNIDADES DE CURA

À medida que vocês aumentam e expandem a sua luz, encontram eventos e situações que são as suas oportunidades de se curarem, evoluírem e liberarem velhos padrões. Mantenham a intenção de ver a Centelha Divina interior da Luz do Criador nos outros, o que cada um de vocês tem. É apenas que alguns ainda têm que aprender como fazê-la brilhar. Onde há vida, há luz.

LIBEREM E DEIXEM IR

Reservem um tempo para liberarem todos os pensamentos, sentimentos e energias de rancor – pois isto é a maneira mais rápida de encontrar o contentamento, a paz e a felicidade que vocês querem de volta a sua vida. Tudo pode ser curado e o amor é a tônica que faz a diferença. Invoquem os anjos para ajudá-los a saber que eles estão bem ao seu lado, quando vocês expressam a sua verdade, dando-lhes força e guiando as suas palavras, de modo que possam expressar a sua verdade, com confiança e amor.

É UM PROCESSO EM DESDOBRAMENTO

Nem sempre é fácil ou confortável, quando vocês estão passando por mudanças que o seu crescimento trouxe, no entanto, é uma parte natural da evolução e da expansão – assim sejam pacientes com vocês. As mudanças que vocês estão experienciando fazem parte do seu Plano Divino, para fazer do mundo um lugar melhor para todos, e isto tem ocorrido por sua vontade de abrir o seu coração e a sua mente às possibilidades de criar muito mais para todos. No entanto, muitas vezes isto começa com o sentimento de desconforto com o que está acontecendo ao seu redor de vocês quererem fazer estas mudanças para vocês e o mundo.

MUDANÇA POSITIVA

Vejam a mudança como positiva. Sejam flexíveis. A vida está cheio de mudanças e surpresas. Sua orientação é que vejam estas mudanças como o meio mais rápido e melhor agora, para que estejam no fluxo dos seus objetivos e sonhos. Ainda que isto possa parecer desconfortável no início, é assim que vocês sabem que isto os está levando mais longe do que estiveram antes e é o que lhes mostra que estão evoluindo e se expandindo. Peçam aos seus anjos para ajudá-los a se sentirem mais confortáveis com o processo e inflamem o seu coração e mente com novas idéias e opções para ajudá-los a manter o seu foco e na tarefa.

ACEITAÇÃO

Quando vocês aceitam a possibilidade de que há algo mais, novas portas se abrem para vocês e cabe a vocês escolher aquelas que desejam atravessar. Vocês estão fazendo as melhores escolhas para vocês. Confiem em si mesmos e saibam que este movimento está provocando as mudanças positivas que vocês buscam. Vejam o processo através dos olhos dos anjos – com expectativa e com amor – e saibam que vocês têm todos os recursos que precisam para ajudá-los neste momento de grande mudança.

Afirmação: “O Universo está sempre pronto para me apoiar com o que eu estou pedindo. Quando eu confio que isto é assim, é mais fácil deixar ir e apreciar a jornada.

MEDITAÇÃO

A Meditação é a resposta. Ela lhes oferece muitas dádivas. É onde vocês podem comungar com os seus anjos, visitar seus antepassados, ou, talvez, receber alguma cura. A Meditação pode ajudá-los a compreender situações em sua vida que vocês acham intrigantes. Ela pode ajudá-los a encontrar as respostas que vocês buscam. Pratiquem-na frequentemente. A Meditação lhes oferece oportunidades para lhes trazer paz, tranqüilidade e cura.

PRÁTICA DIÁRIA

Passem algum tempo a cada manhã com os seus olhos fechados, relaxem e se concentrem em sua respiração por alguns minutos. Então, peçam aos seus anjos para guiá-los às respostas que gostariam de alguma clareza, relaxem e ouçam. Não tentem forçar no início, apenas continuem a inspirar e expirar profundamente, lentamente e relaxem. Liberem os seus pensamentos e desfrutem das experiências e as viagens. Continuem tentando, ainda que no início achem que nada está acontecendo. Continuem nisto e, em breve, verão as recompensas desta prática se manifestando em sua vida.

Afirmação: “A cada dia enquanto eu medito, sou capaz de me interiorizar ainda mais e receber as respostas que eu busco. Quando retorno a minha consciência desperta, sinto-me revigorado e cheio de soluções, de sabedoria, compreensão e cura.

PERMANEÇAM FOCADOS

Concentrem-se em seus objetivos. Há muita coisa acontecendo e, às vezes, é fácil se distrair de sua missão por tudo o que está acontecendo. No entanto, isto os ajudará se forem claros sobre que objetivos são importantes para vocês e se concentrem intensamente em fazê-los acontecer. Não se atolem nos detalhes, ou em intenções bem-intencionadas de outros. Avaliem cuidadosamente as suas opções e façam as escolhas que pareçam as melhores e mais adequadas para vocês.

VOCÊS PODEM FAZER A DIFERENÇA

Vocês têm a capacidade de se expressar de uma maneira independente e criativa com um aspecto de frescor que somente vocês podem proporcionar. Peçam aos seus anjos para trabalharem em estreita colaboração com vocês, enquanto vocês realizam as suas atividades e eles os inspirarão e os guiarão divinamente, e confiem que o resultado será mágico.

Afirmação: “Estou focado na manifestação dos meus sonhos e desejos e quanto mais focado estou, mais rápido e maior será o resultado e assim é.

Oração aos três Arcanjos - círculo de luz e proteção



Arcanjo Miguel - Príncipe Guardião e Guerreiro
Defendei-me e protegei-me com Vossa espada, não permiti que nenhum mal me atinja.
Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes, contra quaisquer ato de violência.
Livrai-me de pessoas negativas.
Espalhai Vosso manto e vosso escudo de proteção em meu lar, meus filhos e familiares.
Guardai meu trabalho, meus negócios e meus bens.
Trazei a paz e a harmonia.


Arcanjo Rafael – Guardião da saúde e da cura
Peço que Vossos raios curativos desçam sobre mim, dando-me saúde e cura.
Guardai meus corpos físico e mental, livrando-me de todas as doenças.
Expandi Vossa beleza curativa em meu lar, meus filhos e familiares, no trabalho que executo, para as pessoas com quem convivo diariamente.
Afastai a discórdia e ajuda-me a superar conflitos.
Arcanjo Rafael, transformai a minha alma e o meu ser, para que eu possa sempre refletir a Vossa Luz.

Arcanjo Gabriel – Portador das boas novas, das mudanças, da sabedoria e da inteligência,
Arcanjo da Anunciação trazei todos os dias mensagens boas e otimistas.
Fazei com que eu também seja um mensageiro, proferindo somente palavras e atos de bondade e positivismo.
Concedei-me o alcance de meus objetivos.

Queridos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel
Que o Círculo de Luz e Proteção que emanam de Vós me cubram,
à minha família, aos meus amigos, aos meus bens e a toda a humanidade.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Comportamento: você diz sim para tudo?

Querer agradar a todos compromete desenvolvimento pessoal e profissional

POR ADRIANE ZIMERER 

Comportamento: você diz sim para tudo?

Você tem dificuldade em dizer sim e não na hora certa? Querer atender a todos os pedidos ou negar a tudo que lhe pedem pode gerar um estresse pessoal muito grande. Por isso, veja dicas para que tal comportamento seja feito na medida certa para melhorar seu convívio social.

Quem normalmente fala sim para tudo e para todos costuma ter grande dificuldade de colocar limites. Muitas vezes, essa pessoa é motivada pelo desejo de querer agradar ao outro, de ser valorizada. E o prejuízo emocional é o estresse que isso acarreta.

A psicóloga Miriam Lopes de Barros afirma que as pessoas com o problema, muitas vezes ficam ressentidas e se sentem injustiçadas por terem de fazer tarefas para outras pessoas. Mas, o que não pensam é que podiam ter evitado a situação com uma só palavra: não.

Essas situações promovem sentimentos de mágoa, de angústia, de baixa autoestima, criando um círculo vicioso de não conseguir dizer não nunca. E o único jeito de resolver é se valorizar. Miriam explica que, às vezes, é necessário ter um sentimento saudável de egoísmo, no qual pensamos em nosso próprio bem-estar, e não apenas em tentar resolver problemas dos outros.

Já quem está acostumado a dizer não para tudo, acaba sendo tachado de egoísta. Provavelmente, esta pessoa está sempre de cara fechada e pode acabar perdendo oportunidades na vida.

Saber separar os seus problemas do de outras pessoas, ajuda na hora da decisão de dizer sim ou não a um pedido. O exercício não é fácil, mas a especialista garante que quando a pessoa consegue falar sim ou não de forma equilibrada os resultados tendem a trazer tranquilidade e menos e stress.



Baixa autoestima e falta de amor próprio provocam ansiedade

http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/12939-baixa-autoestima-e-falta-de-amor-proprio-provocam-ansiedade


Baixa autoestima e falta de amor próprio provocam ansiedade
O sentimento dispara um estado de alerta sensível, quase um radar daquilo que pode ou não afetar a vida. É por isso que uma pessoa ansiosa vive em sobressalto, esperando que algo aconteça. O sentimento é altamente influenciado pela maneira que pensamos. E é neste detalhe que mora o perigo de o transtorno ganhar uma dimensão poderosa para detonar a sua autoestima. "Os sentimentos negativos são como um ímã para a ansiedade e consequentemente para o sofrimento", diz Sampaio.

Identifique a raiz do problema 
Os pensamentos negativos e catastróficos podem ser desencadeados por traumas e por insegurança, ambos relacionados também à baixa autoestima. "As pessoas não são ansiosas porque querem. É automático pensar em problemas quando já se passou por situações de medo", pondera o psicólogo. A preocupação exagerada com um futuro que ainda não aconteceu é uma clara demonstração de insegurança.  
Baixa autoestima e falta de amor próprio provocam ansiedade
O excesso de pensamentos ruins inevitavelmente gera um ciclo vicioso que tende a esmagar a autoestima do indivíduo. "A ansiedade é um combustível que alimenta a baixa autoestima. Nem sempre ela é negativa, claro, mas uma pessoa que sofre por antecipação está claramente se sentindo em desvantagem diante de uma situação", exemplifica o profissional.

A falta de segurança pode prejudicar ainda a vida pessoal e profissional. Uma pessoa insegura diante de um chefe certamente não será valorizada no trabalho, com isso as frustrações aparecem e ela passa a acreditar que não é boa o suficiente para desempenhar algumas funções. O mesmo, diz o psicólogo, pode acontecer em um relacionamento, quando um dos parceiros trai e o outro descobre. Em casos assim, o trauma pode ser grande e reduzir a autoestima e o amor próprio a níveis baixíssimos.
Baixa autoestima e falta de amor próprio provocam ansiedade
Como combater o mal 
O excesso de informação dos dias atuais levam a humanidade a comparar tudo e todos. "Se somos expostos a corpos esculturais, a vidas glamurosas, rapidamente comparamos com o que somos e o que temos. Em 99% das situações, os indivíduos sentem que estão abaixo, o que causa um sentimento natural de inferioridade", contextualiza.

De acordo com Sampaio, brecar as comparações é quase impossível, pois somos guiados por um impulso quase incontrolável. No entanto, ele recomenda que ponderar e reconhecer suas qualidades e talvez até a desigualdade da comparação é uma alternativa para não esmigalhar o amor próprio e manter a autoestima.
Outra dica do profissional é tentar manter a racionalidade e afastar os pensamentos catastróficos. "Acreditar em si é tão fundamental quanto manter um raciocínio lógico diante de qualquer situação da vida", diz. Em casos extremos de ansiedade, que podem se revelar em crises de falta de ar, taquicardia e outros inconvenientes, é necessário procurar ajuda médica ou fazer um tratamento terapeutico com psicólogos.

Ser confiante e racional diante das situações rotineiras garante também o bem-estar e, com isso, menos complexos e inseguranças. "Elevar a autoestima é básico para minimizar o comportamento ansioso", finaliza. 


domingo, 17 de agosto de 2014

Em Sintonia com a Cor

Você já ouviu falar em água solarizada? "É uma forma de aplicar a cromoterapia: a ciência que estuda os efeitos da vibração da cor no organismo, trazendo resultados terapêuticos físicos, energéticos e emocionais" explica Tania Terras, do SENAC Santos. Como nas outras técnicas utilizadas no método, a água solorizada emprega as sete cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul-claro, anil e violeta). A vantagem é que para ser preparada facilmente por você mesmo. Basta encher um copo de vidro transparente com água filtrada, envolvê-lo em celofane - a cor do papel depende do seu estado físico e emocional e deixar o recipiente em contato com a luz natural por 15 minutos. " não é necessário que o copo fique no Sol, mas é fundamental embrulha-lo com o celofane. O papel permite a transmissão das ondas cromáticas mesmo em dias nublados", afirma Tania. Em determinados horários, a irradiação de raios em cores específicas é maior. Por isso, procure seguir os períodos certos de exposição. Depois é só ingerir a água, em golfinhos, até antes de dormira. Se você sair de cãs, carregue o líquido numa garrafa de vidro transparente  e beba aos pouquinhos. " A água deve ser consumida só no dia em que for preparada . E o tratamento não pode continuar depois que a emoção negativa passar" diz a cromoterapia. Uma dica para potencializar os resultados : use uma peça do vestuário da mesma cor do celofane. Roupas escuras, ao contrário, podem neutralizar a terapia. "Afastar pensamentos negativos também faz toda a diferença no processo terapêutico. É fundamental que as pessoas reflitam sobre seus padrões mentais, de emoções e de atitudes. Mudanças positivas ajudam, e muito, no tratamento, conclui.

Vermelho ( das 12 às 14hs) - Depois de uma decepção ou traição, costumamos ficar fechados para a vida. O vermelho nos ajuda a voltar a confiar nas pessoas para novas experiências, trocas e parcerias.

Laranja(das 10 às 12hs ou das 17 às 18h30) - Se estiver triste, desanimado, com pouca energia para os acontecimentos do dia a dia ou, trocando em miúdos, sem vontade de fazer nada, use o laranja. A cor traz alegria e revitalização emocional.

Amarelo (das9 às 10h) - Desperta a criatividade, a inteligência, o raciocínio e a concentração. Por isso, o amarelo ajuda nos momentos de estudo, trabalho ou naqueles em que precisamos concluir tarefas importantes.

Verde (das 7 às 9h) -  Cor da esperança, o verde estimula a saúde física, a realização dos sonhos e a amizade. Bom para auxiliar no tratamento de doenças e na concretizacao de desejos. Facilita também o entrosamento ente amigos.

Azul-claro (das5às 7h) - para aqueles dias em que estamos estressados, ansiosos, preocupados, bravos e irritados, o azul-claro serve para acalmar, serenar os pensamentos e ainda atua como tranqüilizante.

Anil (das 16 às 17h) -  Promove a conexão com a nossa essência e nos ajuda a olhar para dentro de nos mesmos. O anil é ideal para quando estamos focados no mundo exterior e esquecemos o interior.

Violeta (das 14 às 16h) - Conhecida como a cor da espiritualidade, é indicada para os momentos em que queremos entrar em contato com  Deus. Quando rezamos ou meditamos, o violeta nos conecta com o plano superior.

sábado, 16 de agosto de 2014

Mudando e deixando para trás: 15 coisas para deixar de fazer e ser feliz

images
“Você quer ter razão ou quer ser feliz?”, “Deixe o passado para trás e viva no agora”, “Não critique, os outros são espelhos”. Esses, são alguns temas que já abordamos nesse nosso espaço, o Sabedoria Universal. Às vezes, na turbulência do dia a dia, esquecemos de vigiar nossas atitudes e agimos de modo a prejudicar nosso crescimento e o despertar da nossa luz.
Encontrei uma lista, de autoria desconhecida, que aponta as 15 atitudes que devemos abandonar, se quisermos encontrar e manter em nossas vidas a genuína felicidade. E eu concordo com cada uma delas.
Vamos à leitura?
 1.Desista da sua necessidade de estar sempre certo
Há tantos de nós que não podem suportar a ideia de estarem errados – querem ter sempre razão – mesmo correndo o risco de acabar com grandes relacionamentos ou causar estresse e dor, para nós e para os outros. E não vale a pena, mesmo. Sempre que você sentir essa necessidade “urgente” de começar uma briga sobre quem está certo e quem está errado, pergunte a si mesmo: “Eu prefiro estar certo ou ser gentil?” (Wayne Dyer) – Que diferença fará? Seu ego é mesmo tão grande assim?
2. Desista da sua necessidade de controle
Esteja disposto a abandonar a sua necessidade de estar sempre no controle de tudo o que acontece a você e ao seu redor – situações, eventos, pessoas, etc. Sendo eles entes queridos, colegas de trabalho ou apenas estranhos que você conheceu na rua – deixe que eles sejam. Deixe que tudo e todos sejam exatamente o que são e você verá como isso irá o fazer se sentir melhor.
“Ao abrir mão, tudo é feito. O mundo é ganho por quem se desapega, mas é necessário você tentar e tentar. O mundo está além da vitória.” Lao Tzu

3. Pare de culpar os outros

Desista desse desejo de culpar as outras pessoas pelo que você tem ou não, pelo que você sente ou deixa de sentir. Pare de abrir mão do seu poder e comece a se responsabilizar pela sua vida.
4. Abandone as conversinhas auto-destrutivas
Quantas pessoas estão se machucando por causa da sua mentalidade negativa, poluída e repetidamente derrotista? Não acredite em tudo o que a sua mente está te dizendo – especialmente, se é algo pessimista. Você é melhor do que isso.
“A mente é um instrumento soberbo, se usado corretamente. Usado de forma errada, contudo, torna-se muito destrutiva.” Eckhart Tolle
5. Deixe de lado as crenças limitadoras sobre quem você pode ou não ser, sobre o que é possível e o que é impossível. De agora em diante, não está mais permitido deixar que as suas crenças restritivas te deixem empacado no lugar errado. Abra as asas e voe!
“Uma crença não é uma ideia realizada pela mente, é uma ideia que segura a mente.” Elly Roselle
6. Pare de reclamar
Desista da sua necessidade constante de reclamar daquelas várias, várias, váaaarias coisas – pessoas, momentos, situações que te deixam infeliz ou depressivo. Ninguém pode te deixar infeliz, nenhuma situação pode te deixar triste ou na pior, a não ser que você permita. Não é a situação que libera esses sentimentos em você, mas como você escolhe encará-la. Nunca subestime o poder do pensamento positivo.
7. Esqueça o luxo de criticar
Desista do hábito de criticar coisas, eventos ou pessoas que são diferentes de você. Nós somos todos diferentes e, ainda assim, somos todos iguais. Todos nós queremos ser felizes, queremos amar e ser amados e ser sempre entendidos. Nós todos queremos algo e algo é desejado por todos nós.
8. Desista da sua necessidade de impressionar os outros
Pare de tentar tanto ser algo que você não é só para que os outros gostem de você. Não funciona dessa maneira. No momento em que você para de tentar com tanto afinco ser algo que você não é, no instante em que você tira todas as máscaras e aceita quem realmente é, vai descobrir que as pessoas serão atraídas por você – sem esforço algum.
9. Abra mão da sua resistência à mudança
Mudar é bom. Mudar é o que vai te ajudar a ir de A a B. Mudar vai melhorar a sua vida e também as vidas de quem vive ao seu redor. Siga a sua felicidade, abrace a mudança – não resista a ela.
“Siga a sua felicidade e o mundo abrirá portas para você onde antes só havia paredes” Joseph Campbell
10. Esqueça os rótulos
Pare de rotular aquelas pessoas, coisas e situações que você não entende como se fossem esquisitas ou diferentes e tente abrir a sua mente, pouco a pouco. Mentes só funcionam quando abertas.
“A mais extrema forma da ignorância é quando você rejeita algo sobre o que você não sabe nada” Wayne Dyer
11. Abandone os seus medos
Medo é só uma ilusão, não existe – você que inventou. Está tudo em sua cabeça. Corrija o seu interior e, no exterior, as coisas vão se encaixar.
“A única coisa de que você deve ter medo é do próprio medo” Franklin D. Roosevelt
12. Desista de suas desculpas
Mande que arrumem as malas e diga que estão demitidas. Você não precisa mais delas. Muitas vezes nos limitamos por causa das muitas desculpas que usamos. Ao invés de crescer e trabalhar para melhorar a nós mesmos e nossas vidas, ficamos presos, mentindo para nós mesmos, usando todo tipo de desculpas – desculpas que, 99,9% das vezes, não são nem reais.
13. Deixe o passado no passado
Eu sei, eu sei. É difícil. Especialmente quando o passado parece bem melhor do que o presente e o futuro parece tão assustador, mas você tem que levar em consideração o fato de que o presente é tudo que você tem e tudo o que você vai ter. O passado que você está desejando – o passado com o qual você agora sonha – foi ignorado por você quando era presente. Pare de se iludir. Esteja presente em tudo que você faz e aproveite a vida. Afinal, a vida é uma viagem e não um destino. Enxergue o futuro com clareza, prepare-se, mas sempre esteja presente no agora.
14. Desapegue do apego
Este é um conceito que, para a maioria de nós é bem difícil de entender. Você melhora a cada dia com tempo e prática. No momento em que você se desapegar de todas as coisas, (e isso não significa desistir do seu amor por elas – afinal, o amor e o apego não têm nada a ver um com o outro; o apego vem de um lugar de medo, enquanto o amor… bem, o verdadeiro amor é puro, gentil e altruísta, onde há amor não pode haver medo e, por causa disso, o apego e o amor não podem coexistir), você irá se acalmar e  virá a se tornar tolerante, amável e sereno… Você vai alcançar um estado que te permita compreender todas as coisas, sem sequer tentar. Um estado além das palavras.
15. Pare de viver a sua vida segundo as expectativas das outras pessoas
Pessoas demais estão vivendo uma vida que não é delas. Elas vivem suas vidas de acordo com o que outras pessoas pensam que é o melhor para elas, elas vivem as próprias vidas de acordo com o que os pais pensam que é o melhor para elas, ou o que seus amigos, inimigos, professores, o governo e até a mídia pensa que é o melhor para elas. Elas ignoram suas vozes interiores, suas intuições. Estão tão ocupadas agradando todo mundo, vivendo as suas expectativas, que perdem o controle das próprias vidas. Isso faz com que esqueçam o que as faz feliz, o que elas querem e o que precisam – e, um dia, esquecem também delas mesmas. Você tem a sua vida – essa vida agora – você deve vivê-la, dominá-la e, especialmente, não deixar que as opiniões dos outros te distraiam do seu caminho.
Amor, luz e consciência. Sempre.
Cíntia Michepud